Saga Fatal Frame – Zero ( 零 ) #01

Oi! E ai? Eu estive pensando e acho que seria bom começar o blog e o canal falando sobre algo que eu gosto tanto, que é justamente a franquia de jogos Zero, mais popularmente conhecido como Fatal Frame! A saga atualmente é composta por seis jogos, sendo um deles um remake do segundo, porém mantendo a mesma história e num geral as mesmas cenas, embora com mais finais alternativos que o original. Os games são do gênero Survival Horror e são repletos de histórias extremamente pesadas com rituais que, claro, deram errado em algum momento e acabaram amaldiçoando as almas de várias pessoas próximas, prendendo seus espíritos pelos diversos cantos do mapa de todos os jogos da franquia.
Pretendo fazer disso um especial, afinal, tem muito o que falar, contar e explicar, portanto vou lançar um post sobre a saga por mês e ir intercalando eles com outros. Outra coisa, farei um post especial sobre os fantasmas, pelo menos sobre os principais, e sobre os diferentes protagonistas também, senão todos os posts em si ficarão imensamente compridos, vou até cortar alguns detalhes mais desnecessários da jogatina e tentar focar apenas na história em si!

ATENÇÃO: Contém revelações do enredo. Se você não gosta de spoilers e nunca jogou o jogo (e ainda pretende jogá-lo), esse post não é para você.

Fatal Frame (2001)
O jogo é dividido em cinco capítulos, cada um deles enumerando as noites. Já no início nós nos deparamos com uma cutscene curtinha narrada por Miku Hinasaki, que conta sobre seu irmão, Mafuyu, que está desaparecido há nove dias:
“Eu me pergunto quanto tempo se passou desde que meu irmão e eu começamos a ver coisas que outras pessoas não conseguiam ver. Meu irmão sempre foi gentil e era o único para quem eu podia me abrir sobre essas visões. Após a morte de nossa mãe ele se tornou minha única família...
Meu irmão estava procurando por alguém, Junsei Takamine, um famoso novelista com quem meu irmão estava em débito. Takamine desapareceu enquanto fazia sua pesquisa. Quando meu irmão disse que havia descoberto onde Takamine estava, eu senti como se ele estivesse indo tão longe...”



Noite 0 – Himuro Intro
24 de Setembro de 1986 – Mafuyu Hinasaki, um jovem rapaz em início de carreira como jornalista resolve ir investigar o misterioso desaparecimento do novelista Junsei Takamine, o qual foi em busca de inspirações para sua nova obra em vários pontos do Japão, um deles sendo a Mansão Himuro, local abandonado em meio à uma floresta e repleto de lendas macabras o rodeando. Ele leva a antiga câmera de sua mãe (a câmera obscura), que tem o poder de exorcizar os espíritos quando tiramos fotos deles. As pistas do paradeiro de Junsei levam Mafuyu à tal Mansão; ali dentro, ele encontra o caderno do novelista e, ao tocá-lo, recebe um flashback das coisas que aconteceu com o mesmo e sua equipe, e não demora muito para que ele também venha a desaparecer.
“Têm duas semanas desde a última vez que vi meu irmão... Ele me deixou uma anotação que me trouxe à este lugar. Era estranho... Como se algo estivesse me chamando aqui. Mafuyu...”


Os modelos de Câmera Obscura utilizados ao longo da franquia.

Noite 1 – The Strangling Ritual (O Ritual do Estrangulamento)
03 de Outubro de 1986 – Nove dias se passam após o desaparecimento de Mafuyu quando Miku Hanasaki, uma garota de dezesseis anos decide que é hora de seguir os passos de seu irmão para encontrá-lo, chegando até a mansão onde ele acabou desaparecendo. O início dessa segunda parte do jogo é bem tranquila, Miku tem alguns flashbacks de seu irmão enquanto ele estava na mansão e já nos primeiros instantes tem uma presença às suas costas, a “Garota do Kimono Branco”, a qual sussurra um pedido de ajuda e futuramente viremos a encontrá-la outras diversas vezes ao longo de toda a gameplay; ela é uma personagem essencial para o desenvolvimento. Seguimos os passos que fizemos na primeira parte (com Mafuyu) que serve como tutorial e introdução à macabra história do jogo e não demora nada até encontrarmos a câmera obscura que Mafuyu havia levado, agora caída frente ao espelho do corredor de cordas e tão logo continuamos a nos embrenhar por novos cantos da casa, descobrindo mais e mais daquele lugar.
Miku consegue descobrir o poder da câmera quando, ao entrar numa das primeiras salas da mansão, vê o espírito de um homem atravessar uma tela na parede, e eis que surge logo em seguida o espírito da Garota de Kimono Branco novamente, a qual aponta diretamente para a câmera nas mãos da garota e em seguida para a tela encostada à parede, e, quando Miku bate a foto do local indicado, uma porta secreta se revela, e por ali ela entra.
À partir daqui é uma grande jornada com batalhas contra vários espíritos diferentes, com mortes diferentes, e isso eu vou deixar para contar num outro post. Resumidamente, ao fim desse capítulo, Miku encontra o fantasma do novelista desaparecido pregado ao teto de um santuário, e ali mesmo ela precisa enfrentá-lo e, quando o faz, ela obtém o primeiro pedaço de um espelho que fora quebrado. Seguido disso, um espírito de uma bela moça (Kirie) com um kimono branco e várias mãos saindo por suas costas surge de dentro de um grande espelho que há ali no santuário, o mesmo espírito que "amaldiçoou" Takamine e Mafuyu, tocando Miku e passando a maldição para ela também, que tem uma visão horrível de seus membros com marcas de cortas lhe apertando.


Noite 2 – Demon Tag (Marca do Demônio)
Após ser atacada por Kirie, Miku acorda na sala de bonecas, e ali se depara com o fantasma de um garotinho segurando o pedaço de espelho que ela havia conseguido no capítulo anterior, e não logo o menino sai correndo, fazendo com que Miku corra atrás dele. Durante esse percurso, ela encontra novos espíritos, como uma garotinha num poço e ainda uma mulher que sai clamando por "Meus olhos, meus olhos...!", com estes sangrando e enfaixados. Depois de muitos vai-e-vens pela mansão, encontrando locais novos como a Boca do Demônio (e tendo encontros desagradáveis com a Mulher Cega e ainda encontrando o espírito de seu irmão e o seguindo, imaginando que ele ainda esteja vivo), finalmente Miku volta para a sala em que descobriu os poderes da câmera e, de dentro de um relógio grande e velho, o espírito daquele menino sai e ataca a garota que o derrota, pegando novamente o pedaço de espelho que lhe fora tirado. Após prender o espírito do menino na câmera, ela consegue visualizar a forma como ele morreu, e percebe então que foi o mesmo homem de braços longos que matou a garotinha do poço.
Quando Miku chega ao segundo andar após mais alguns vai-e-vens, ela encontra uma sala em que, ao olhar por esta, recebe um novo flashback e vê a figura de sua mãe tirando várias fotos ao léu naquela sala, atormentada por espíritos, e logo quando volta à si passa a procurar pela sala por mais algumas coisas além das fotografias vistas sobre a mesa. Ali ela ainda descobre que um homem, Ryozo Munakata, se mudava para a mansão Himuro, afim de pesquisar sobre os rituais da família. Ainda na mesma gaveta que encontra esses documentos, ela acha também algo falando sobre uma máscara e depois o espírito de Ryozo aparece, ela o segue até o Poço da Lua, onde tem um novo flashback e nesse consegue ver o suicídio de sua mãe. Além disso, Miku ainda voltamos para a Boca do Demônio e lá enfrenta novamente, de forma mais acirrada, a Mulher Cega. Feito isso, usa a máscara do ritual para abrir os portões que dão num túnel extenso, onde entra e encontra um novo pedaço do espelho quebrado agarrado à um corpo mumificado que parece estar ali já há bastante tempo.
Kirie retorna a aparecer e Miku apenas foge dela ao longo de todo o percurso dentro daquele túnel extenso, encontrando ainda alguns outros fantasmas recorrentes que vêm a aparecer por ali, deixando-a encurralada e Kirie acaba por tocá-la novamente.



Noite 3 – The Calamity (A Calamidade)
No início dessa terceira noite, Miku se encontra de volta na Boca do Demônio, e não demora muito a encontrar alguns dos espíritos das pessoas que morreram durante A Calamidade quando volta a entrar no túnel do final do capítulo anterior. Quando seguimos adiante no túnel, Miku encontra uma parte dele interditada por várias rochas e, por entre elas, vê Mafuyu novamente, ainda acreditando que seu irmão esteja vivo. Ele apenas segue em frente ao longo do resto do túnel e Miku, como não consegue ir junto por conta das rochas, faz o caminho de volta ao início. Ela sai de todo o túnel e o restante do caminho que leva até ele, como a Boca do Demônio, e encontra o fantasma do Mestre da mansão, seguindo-o por alguns caminhos, e entre esses vai-e-vens entre locais já visitados ao longo do jogo, ela entra numa sala com quatro estátuas e um altar, onde ela pega algumas cordas e amarra frente a cada uma das estátuas, as quais mudam quando ela o faz, deixando marcas das cordas em seus corpos juntamente do sangue que começa a manchá-las.
Após uma pequena cutscene com o Mestre da mansão, Miku precisa enfrentá-lo também e, depois de fazê-lo, ela segue seu caminho para o Santuário da Lua, descobrindo que precisará encontrar quatro túmulos (dos sacerdotes dos rituais), enfrentar seus espíritos e então voltar para o Santuário onde estava. Feito tudo isso, ela encontra alguns rastros de sangue que precisa seguir que a levará, novamente, ao Mestre da mansão, onde virá a enfrentá-lo agora pela última vez.
Retornando enfim ao Santuário da Lua, Miku coloca o selo que conseguiu na luta contra o Mestre no armário do local e o móvel se arrasta para trás, revelando um poço sob este. Ela desce a escada que leva ao fundo deste e ali encontra mais um cadáver mumificado com um novo pedaço de espelho, pegando-o e a Kirie aparece novamente após uma cutscene muito breve em que mostra partes do Ritual de Estrangulamento e o espelho sendo quebrado. Miku corre para subir a escada novamente para fugir do fantasma e no final tem a ajuda da Garota de Kimono Branco para se salvar de Kirie, a garota diz à Miku que precisa "detê-la", antes que seja tarde demais. E assim esse penúltimo capítulo se encerra.



Final Night – Kirie
Após quase ter sido pega novamente por Kirie, Miku acorda e se depara com a Garota do Kimono Branco a olhando, a garota aponta para o Koto que está diante delas, indicando para que Miku o tocasse, uma folha com as notas da música é disposta por ali e, após ela tocar tudo corretamente, uma porta para o sótão se abre, e ela encontra uma cela, tendo uma visão dela chorando e murmurando "eu não quero morrer" ao espiar por dentro de um vão que dá para dentro do local. Continuando a andar pela casa, agora pelas vigas, e encontra a cena onde a Kirie ficou presa por dez anos para ser purificada para o Ritual do Estrangulamento. Ali dentro ela vê o espírito da Garota do Kimono Branco amarrada, e Miku entra ali, a garota já havia desaparecido, mas ela encontra o diário da Kirie (o qual vou postar quando estiver no post falando sobre os fantasmas), assim como um novo pedaço do espelho e um ornamento de cabelos da Kirie.
Com isso, inicia-se uma cutscene novamente em que mostra a Kirie conhecendo um rapaz (extremamente igual à Mafuyu), e tão logo eles se apaixonam e tornam-se amantes. No entanto, aquilo é absolutamente reprovado pelos sacerdotes e eles dizem à Kirie que o rapaz voltou para a casa dele; ela logo descobre que é mentira e na realidade ele havia sido assassinado por conta do envolvimento que tivera com ela e ela, então, passa a sentir-se culpada pelo o que houve com ele.
Quando Miku enfim sai da cela onde estava, ela segue o fantasma da Garota de Kimono Branco até a porta do sótão quando Kirie sai de um grande espelho que havia por ali e, mais uma vez, Miku é obrigada a fugir pela mansão. Miku ainda descobre que a Garota do Kimono Branco e Kirie são a mesma pessoa, no entanto, a Garota é a parte pura da alma da Kirie que não foi consumida pelo ódio e pela escuridão, e por conta disso ela ajuda Miku ao longo de todo o jogo, abrindo portas, apontando coisas e a salvando em alguns momentos.




Os rituais
Nesse primeiro jogo da franquia são realizados três rituais interligados, todos eles sendo parte de algo maior e com um único objetivo: manter fechados os portões do inferno. Em ordem, eles são:

The Blinding Ritual – O Ritual do Demônio Cego
O Ritual do Demônio Cego acontece a cada dez anos, e os seus participantes em questão são a donzela (a qual será usada para a concretização do ritual), os quatro sacerdotes e o Mestre da família Himuro, o qual sempre conduz todos os rituais. O rito consiste em conduzir a donzela à Sala da Cegueira, e lá ela é posta entre um círculo e segurada por seus braços por dois dos homens da família Himuro. O Sacerdote e Mestre de Cerimônia conduz o restante dos acontecimentos que, em resumo, vem a ser apenas o ato de cravar a máscara na face da garota escolhida; máscara esta que possui, no local onde seria as cavidades para os olhos, dois bicos pontiagudos na parte interior. Dessa forma, assim que a máscara é pressionada contra a face da donzela, ela lhe perfura os olhos, cegando-a por fim e dando nome ao ritual.
Diz-se que o sangue da donzela na máscara “cega” os espíritos e demônios e os deixa enfraquecidos para o Ritual do Estrangulamento.



The Demon Tag Ritual – O Ritual da Marca do Demônio
O Ritual da Marca do Demônio sucede o do Demônio cego e, nele, os participantes são a o Demônio Cego (que no caso seria a donzela do rito anterior) e garotas com idades acima de sete anos, nove meses e vinte e cinco dias. Este é muito simples: uma "brincadeira" ocorre na Boca do Demônio, um local amplo onde as garotas são soltas junto da Donzela Cega. Ali, a primeira garota a ser pega por ela se tornará, dali há dez anos, a próxima donzela oferecida para o Ritual do Demônio Cego, enquanto que a última, no entanto, é a escolhida para protagonizar o próximo e último, Ritual do Estrangulamento.
O ritual só acaba quando a última garota é pega pelo Demônio e os membros da família Himuro assistem à essa "brincadeira" um pouco mais acima, como uma platéia.



The Strangling Ritual – O Ritual do Estrangulamento
Por último, mas não menos importante, o Ritual do Estrangulamento. Ele acontece em todo dia 13 de Dezembro a cada dez anos, e seu preparo é um pouco demorado, decorre o período de dez anos (o mesmo período até que a próxima garota a ser sacrificada seja escolhida). Ao longo desse tempo, a garota é imediatamente retirada de sua família e posta numa cela/quarto pequeno e escuro, possuindo apenas uma pequena janela alta com grades, para que entre ar e nada mais. Ali a garota é exilada para que não tenha contato com nada e seja, então, "purificada".
No dia do ritual, a jovem é solta de sua cela e é levada ao Poço da Lua, para ser purificada. Encaminha-se sozinha ao porão por uma entrada permitida apenas à ela enquanto que os sacerdotes e o Mestre adentram no mesmo pela Boca do Demônio. Ali, a garota é deitada sobre o altar circular e seus pulsos, pescoço e tornozelos são amarrados com cordas, e a outra ponta destas é amarrada à totens giratórios. O Mestre conduz o totem do pescoço, enquanto que os outros quatro sacerdotes se dispõem pelos membros restantes; dali em diante eles giram o totem até que ela seja esquartejada.
O objetivo do ritual final é para que, após a execução da donzela, as cordas sujas com seu sangue sagrado sejam usadas para fechar e selar os portões do Inferno, afastando o "karma ruim" que há na Terra, mais conhecido como Malícia.



Todo o conteúdo do post foi retirado da minha própria experiência com o jogo juntamente com informações e/ou imagens do YouTube e das páginas zerowikiFatal Frame wiki, as quais utilizo para me basear e guiar em alguns pontos, deixando aqui os meus créditos e agradecimentos à eles, afinal, não seria justo dizer que eu quem fiz tudo isso aí, né, e sem eles o post nunca teria sido concluído! Woo~

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